A Engenharia Mecânica Automotiva é uma ciência aplicada que envolve as engenharias mecânica, elétrica e segurança para o projeto, manufatura e operação de veículos automotores como motos, automóveis, ônibus, tratores e caminhões e de seus sistemas funcionais. O Engenheiro Mecânico Automotivo tem a base do conhecimento destas engenharias para combiná-las ao trabalho e principalmente do desenvolvimento de veículos de rodas. Todos os conceitos vistos na engenharia mecânica são também compartilhados por um Engenheiro Mecânico Automotivo, mas aplicado a um produto específico. Por exemplo, ao projeto estrutural de um chassi, de um sistema de exaustão de gases ou funcionamento térmico do motor.

Um Engenheiro Mecânico Automotivo está apto a trabalhar com sistema de freio, suspensão e direção, motorização e transmissão de potência, mecanismos de segurança e tecnologias (alternativas) de combustível.

A sua atuação compreende as indústrias e montadoras de carros, veículos comerciais (caminhões e ônibus) e especiais/ específicas (tratores, betoneiras, militar etc) e motocicletas; empresas especializadas, como frotistas, laboratórios e centros de desenvolvimento de produto, fornecedores de componentes automotivos, indústria petrolífera de combustível e óleo, agências de consultoria do ramo e entre outras possibilidades como indústrias mecânicas em geral.